Penne ao Funghi

É, no mesmo jantarzinho da mousse fora da dieta teve o macarrão fora da dieta. rs

Esta é a segunda vez que faço esse mesmo prato, com alterações apenas nas quantidades. Fica uma delícia, mas devo avisar: É capaz que engorde até mais do que a sobremesa! rs

Receita adaptada daqui.

Penne ao Molho Funghi (serve 6 pessoas)
40 g de manteiga
1 1/2 cebola média picada
75 g funghi secchi
30 g shiitake seco
200 g champignon fresco
1 litro de creme de leite fresco
sal e pimenta a gosto
700 g Penne grano duro preparado de acordo com as instruções da embalagem (diz-se para calcular 100 g por pessoa, eu sempre coloco um pouco mais para garantir. Nunca se sabe quando vai ter um comilão na mesa! rs)

Lave bem o funghi e o shiitake secos e deixe de molho na água morna por pelo menos 30 minutos (eu sempre acabo deixando mais). Enquanto isso, corte em fatias finas o champignon fresco e reserve.

Após o tempo do molho, coe os cogumelos, reservando a água, pique os pedaços maiores e remova os mais durinhos. Reserve.

Refogue a cebola na manteiga até começar a dourar, mexendo sempre, então junte os cogumelos deixados de molho. Refogue bem, e então junte o champignon fresco, mexendo até incorporar bem. Adicione um pouco da água do molho reservada (não precisa nem cobrir os cogumelos), coloque sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar um pouco, mexendo sempre (se quiser um molho mais light (e forte), use assim mesmo). Adicione o creme de leite fresco, misture bem e deixe cozinhar mais um pouco para que o creme pegue bem o gosto dos cogumelos. Acerte o sal e a pimenta.

* Só cozinhe o macarrão quando o molho já estiver bem encaminhado, para que ele não esfrie. É mais fácil requentar o molho do que o macarrão pronto.

* Esta receita foi adaptada de acordo com os ingredientes que eu tinha em casa. Faça o mesmo!

Comentários

risonha disse…
apetece mesmo espetar o garfo nessa massa... que delícia!
Eli disse…
Não dúvido que engorde mas é tão tentador que não vou deixar passar a receita. :)


www.saboresdalica.blogspot.com
Ba disse…
Risonha, espetei muito o garfo nessa massa... hehe

Eliana, vale cada segundo da culpa que nós, certamente, sentimos depois!

Beijos
Marcelo disse…
Já não basta ganhar uma bela receita como esta e ainda gostaria de explorar mais um pouco: quais seriam as quantidades para um casal, ao invés de 6 pessoas?


Muito obrigado desde já,

Postagens mais visitadas deste blog

Uma fruta linda, estranha e sem gosto

Crumble de banana da Téia modificado

Torta Gelada de Sonho de Valsa e minha primeira participação em desafios!