sábado, 25 de abril de 2009

Crumble de banana da Téia modificado

No desespero de me livrar de algumas bananas que já estavam bem mais pra lá do que pra cá, fiz uma busca rápida nos blogs amigos pra ver se tinha alguma receitinha ultra fácil e rápida. E não é que encontrei?

No Banquetes e Lanchinhos, da Téia, encontrei a receita perfeita. A original você encontra aqui, pois eu vou passar a minha versão.


Peguei as bananas da fruteira, joguei fora as partes passadas demais e acho que no final tinha mais ou menos 4 bananas e meia. Cortei em rodelinhas e coloquei em uma travessa levemente untada com manteiga.

Por cima das bananas espremi meio limão (talvez devesse ter usado um pouquinho menos), espalhei de qualquer jeito umas três colheres de sopa de açúcar mascavo e joguei por cima, tentando deixar mais ou menos uniforme, uma colher de sopa de canela em pó. Podia ter só polvilhado, acho que o resultado seria o mesmo. Reservei.

Em uma tigela à parte, misturei até fazer uma farofa: 1 xícara de far. trigo integral, 100 g de manteiga, 1/2 xícara de nozes picadas, 1/2 xícara de açúcar mascavo e 1 colher de sopa de canela em pó. Distribuí a mistura sobre as bananas e levei ao forno médio por cerca de 30 minutos.


* Como usei farinha de trigo integral, não me baseei no dourado da cobertura, afinal ela já começou dourada! rs

Confesso que a preguiça me impediu de fazer a calda da receita da Téia (e confesso também que foi de caso pensado) e não servi com sorvete algum, mas ficou delicioso. Comi morninho, mas tenho certeza de que deve ficar ótimo geladinho também. E, se não ficar, a gente tem microondas pra quê? rs

25 comentários:

Téia disse...

Ba, querida, quanta honra. Amei minha receita no seu post. Muito obrigada pela lembrança. Suas alterações foram ótimas, ficou mais saudável e os acompanhamentos não fizeram falta. Saiba que ganhei a semana, é muito bom alguém fazer uma receita nossa. Aliás, este idéia dos nossos blogs, né????Bj grande.

Karla disse...

Fiz um parecido...mas para me livrar de umas peras :P

Fabiana disse...

Hummm.... receita anotada. Mas acho que vou subsituir as nozes por castanhas. Tenho lá em casa e vou usar.

Bjos.

Téia disse...

Ba, não me canso de ler meu nome neste post e ver sua linda repaginada nesta receita. Nada não, só vaidade...Como diria o diabo no filme O Advogado do Diabo: A vaidade é meu pecado favorito...AI, credo, espero que eu tenha salvação e Deus me perdoe...PURA PALHAÇADO,PELO AMOR DE DEUS. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Bj grande lindona.

Ba disse...

Hahaha não se preocupe Téia, acho que essa sua vaidadezinha é até saudável! hihi
Fiquei super feliz que vc gostou!! Acho que vou fazer a versão com maçãs ainda hoje... não tem nada docinho em casa (tirando o chocolate da Páscoa hehe) e as maçãs já estão pedindo pelamordedeus.
Beijos, querida!!

Mariana Dios-Tan disse...

hummmmmmm
eu querooo!!!!!!!
bjjj

Eliana Scaramal disse...

Isso é mesmo uma maravilha, as bananas são tudo de bom né?!

www.saboresdalica.blogspot.com

angela disse...

que delícia! adorei conhecer o blog

redacao disse...

Muito bom o seu blog! Parabéns!!!
Conheça o Portal Temperus e fique por dentro do que está acontecendo no mundo da gastronomia.
Concorra à uma máquina de panificação enviando suas receitas, divulgue seu blog e muito mais... acesse: www.temperus.com.br

Cammy disse...

Convido você á visitar um blog de minha moderação, ainda está no começo. Aceitamos sugestões e agradecemos desde já o espaço. Deus abençõe grandemente a tua vida
http://hnfoods.zip.net/

victor disse...

Olá Barbara,
Estou admirado com o conteúdo que você vem produzindo!
São informações muito úteis para o dia-a-dia! Eu já me tornei um fã das suas receitas! E confesso algumas vezes já ter sido salvo pelas suas dicas! (risos)

Beijos

Ana Diegues disse...

Nossa... que delicia! Deu agua na boca! qualquer dia vou fazer para experimentar :D

Cinderella Urbana disse...

Achei ótima a receita, lindo o site, excelente o texto e perfeita a proposta do blog! Parabéns!!!

FOFIS disse...

Nunca provei , agora vou ter que provar hahha esta com uma cara otima parabens fofis

Wservir disse...

Boa tarde,

O seu blog / Site chamou a atenção dos nossos colaboradores pela qualidade das suas receitas.

Ficaríamos muito gratos se você regista-se o seu site / blog no Petitchef.com.

Ptitchef é um diretório com as melhores referências de sites de cozinha na web. Centenas de blogs espalhados pelo mundo já estão registados, aproveite para conhecer o site Ptitchef.(www.ptitchef.com ou http://pt.petitchef.com)

Neste momento contamos com mais de 150 000 visitantes por dia e enviamos mais de 200 000 emails com o menu do dia, se adicionar o seu site / blog e colocar a nossa TAG no seu site poderá receber milhares de visitantes, esperamos a sua inscrição.

Para se inscrever no Petitchef clique aquí http://pt.petitchef.com/?obj=front&action=site_ajout_form ou no link http://pt.petitchef.com e clique em "Adicionar o seu blog-site" sobre a barra laranja.


Visite também o novo site ligado ás artes: http://pt.creatiblogs.com

Se já se encontra registado no Petitchef, agradecemos a sua participação e pedimos-lhe o favor de nos ajudar a divulgar este site pelos seus amigos.


Atentamente,

Octávio
Ptitchef.com

Marcela Luiza disse...

Nossa, que delícia! Que blog legal, adorei a sensibilidade e a maneira como você conduz o blog, eu que estou começando a cursar gastronomia aqui em BRasília no IESB, faculdade essa que só me inspira por ter grande respeito e investimento pela gastronomia, só me empolga em saber que existem pessoas com uma essencia maravilhosa capaz de propagar todas as delícias e dicas dessa nossa gastronomia. Parabéns pelo blog, tudo muito legal por aqui.

Maurício disse...

Boa tarde

Gostaríamos de fazer uma ação promocional no blog de vocês. Seria possível? Como posso entrar em contato? Se quiserem, podem entrar em contato conosco pelo e-mail mauricio@eticawebstudio.com

Obrigado

Isabella disse...

Olá! Eu precisava entrar em contato com vocês por e-mail. Será que você poderia me passar um endereço? Muito obrigada!

Beijo

Ba disse...

Oi Isabella,
Sobre o que é?
Abraço
Barbara

Isabella disse...

É sobre o Movimento Gastronomia Responsável da Fundação Grupo Boticário! www.gastronomiaresponsavel.com.br

Sete Ponto 7 | BLOG disse...

Olá, Este não é um comentário. É um convite. Não encontrei o form de contato dai estou usando aqui pra contatar. Pode apagar após ler.

Me chamo rubens rizzi. Sou apresentador de TV e dono de um site/blog chamado Seteponto7.com. Além de aprovador de Links em um dos maiores linkadores de sites do Brasil o "www.linklog.com.br" - Venho convidar seu site a postar seus assuntos em nosso linkador, além de ter muitos acessos terá muitos leitores do seu conteúdo vindos de diversos estados brasileiros e internacionais também. Basta colocar nossos banners em seu site para referência.Não é cobrado nada.

Sejam Bem vindos!

sheila ES disse...

Nossa imagino a delicia que isso ficou.... vendo seu blog achei de tudo de bom , mas será que não dá pra criar umas receitas (jantar pra um) rsrs eu fiz reducão de estomago e como corro atraz de perde um kilos presciso de receitas que substitui o jantar saudável e facil de fazer.. " dá um ajuda ai vai...rsrs obrigada!!

Sara disse...

É interessante este tipo de alimentos, especialmente porque eles são tão rica e fácil de fazer, e olhar profissional, espero que o meu marido vai, mas eu acho que nós poderíamos ir tentar a la caballeriza

Baby Back Ribs disse...

faz tempo que esse BLOG não posta nada de novo hein, vou ficar por aqui na banana mesmo!


Baby Back Ribs

Anônimo disse...

Boa tarde!

Tenho uma notícia exclusiva e muito atrativa sobre a inovação de uma Pizzaria aqui de São Paulo, tem interesse em ser o primeiro portal a divulgar??

Obrigada,

Karina Aguilera
Analista de Redes Sociais
Agência WebSnap
karina@websnap.com.br