Creme de tapioca com coulis de amoras

Três primeiras vezes aqui: É a primeira vez que faço (ou como) creme de tapioca, a primeira vez que faço (ou como) coulis e a primeira vez que uso as tacinhas lindas que comprei esses dias.

E o mais importante: além de linda, a sobremesa ficou perigosamente boa!

A receita da tapioca eu tirei daqui, mas a minha não ficou igual à dela. Acho que devia ter tirado um pouco antes do fogo, pois ela ficou um pouco mais consistente - o que, aliás, não prejudicou em nada!

Traduzindo:

Pudim de tapioca

Ingredientes:
1/3 xícara de tapioca
1 xícara de água
1/2 xícaras de açúcar
4 xícaras de leite
2 ovos
2 colheres de chá de baunilha

Preparo:
Deixe a tapioca de molho na água por 60 minutos. Junte o leite, o açúcar e os ovos. Reserve por 30 a 60 minutos. Leve ao fogo até ferver mexendo com frequência com um batedor de arame. Tire do fogo e reserve por 60 minutos sem mexer. Cubra com filme plástico diretamente na superfície (para não formar película) e leve à geladeira até a hora de servir. Rende um monte!

O que fiz diferente:
Mexi com uma colher de plástico mesmo, fiquei com medo por causa do teflon. Quando tirei do fogo não sabia se colocava direto no prato de servir, então deixei na panela mesmo.

Percebi que não tinha indicação de quando entrava a baunilha, então coloquei no final mesmo, depois de desligado o fogo.

Formou a tal da película (era uma camada grossinha, mesmo). Depois que esfriou eu tirei da panela e joguei fora a película/camada, coloquei no prato de servir e levei à geladeira.

Meu erro fatal:
Como ia receber visitas, dobrei a receita. Foi um erro. Conforme indicado (a gente nunca acredita nessas coisas...), a receita rende, sim, um monte. E, na minha loucura, não lembrei que já havia outra sobremesa pronta, ou seja, era realmente demais. Agora só me resta presentear meus avós, que moram aqui pertinho!

* Minha idéia inicial era servir simples assim, só com canela, mas as amoras na geladeira sem destino certo me fizeram mudar de idéia. Ainda bem, pois achei a tapioca simples meio sem graça (sim, eu sei, que sacrilégio, mas gosto não se discute, se lamenta).

O coulis tirei daqui. Não conhecia esse blog ainda, e achei super fofo.

Ingredientes:
250g de amoras
50g de açúcar

Preparo:
Como a Larissa mesma diz, a receita manda misturar a amora e o açúcar e levar ao fogo até ferver. Ela fez diferente, mas eu segui a receita - ou quase (hehe).

Adicionei o suco de 1/2 limão e dei aquela esmagadinha básica nas amoras, no fogo mesmo, mexendo sempre. Ferveu, deixei mais uns segundinhos (pra ver se ia engrossar ou coisa do gênero - se engrossou, foi bem pouquinho, nem percebi) e desliguei o fogo.

Deixei esfriar e servi por cima da tapioca, na tacinha nova.

Não ficou linda?

Comentários

Flor de Sal disse…
Venho desejar que o próximo ano seja repleto de coisas boas: saúde, amizade, amor, dinheiro, emprego, surpresas agradáveis e claro … postagens fantásticas! Feliz 2009
laila radice disse…
belissimo! e é otimo provar né?

bjs
Ba disse…
Flor de Sal, faço os mesmos votos a você! Feliz 2009!

Laila, é uma delícia! O único problema é que a gente nunca tem certeza de que era assim mesmo que deveria ficar! rsrs
Beijos e um 2009 cheio de receitinhas maravilhosas pra você!

Postagens mais visitadas deste blog

Uma fruta linda, estranha e sem gosto

Crumble de banana da Téia modificado

Torta Gelada de Sonho de Valsa e minha primeira participação em desafios!