Torta de Amendoim

Tem gente que diz que só porque tem bolacha na torta, ela é um pavê.

Pouco me importa - isso é só nomenclatura.

O que eu quero saber é do gosto.

Domingo passado foi a festa de aniversário da minha avó, rolou festerê na chácara, tios prepararam risotos que não fotografei porque cheguei atrasada - tive que levar meu irmão ao hospital para tratar de uma crise de bronquite.

A torta/pavê foi muito elogiada, e diversas pessoas pediram a receita. Coisa que se faz, assim, por educação. rsrs

Sei que entre pedir a receita e prepará-la existe uma grande distância - sou a maior prova disso. Ainda não fiz o macarrão na panela de pressão que minha tia me passou a receita meeeses atrás. Mas não importa, porque eu ainda vou fazê-lo. Só preciso parar um pouco em casa...


Torta de Amendoim

Ingredientes:
Base:
200 g de bolacha maizena
150 g de manteiga

Recheio:
1/2 kg de amendoim torrado e moído
250 gramas de manteiga
400 gramas de açúcar refinado
3 claras batidas em neve
3 gemas
2 latas de creme de leite sem soro
200 gramas de biscoito de maisena
1 pitada de sal

Preparo:
Base:
Bata as bolachas no liquidificador até virar pó. Coloque no processador junto com a manteiga e bata até formar uma mistura homogênea. Vai ficar parecendo uma farofa.

Coloque o aro de uma forma de abrir sobre o prato onde será servida a torta e adicione a mistura, pressionando bem. Tome cuidado para que a base preencha toda a extensão do aro. Talvez não seja necessário usar toda a mistura, depende da altura que vc quer a base.

Alise com as costas de uma colher e coloque na geladeira para endurecer por pelo menos 30 minutos (a receita original manda deixar 2 horas, eu não deixo em os 30 minutos que estou recomendando hehehe).

Recheio:
Primeiro prepare o creme: bata a manteiga e o açúcar, acrescente as gemas e bata mais um pouco. Adicione os outros ingredientes e misture até formar um creme bem homogêneo.

Coloque um terço desta mistura sobre a base de bolacha, faça uma camada de bolachas e alterne até chegar na última camada de recheio, que deve ficar por cima. Voce terá três camadas de massa de amendoim e duas de bolachas, sem contar a base.

Leve à geladeira para tomar consistência.

Quando a torta já estiver consistente o suficiente, retire o aro cuidadosamente e decore, espalhando grãos de amendoim torrado por cima (ou dos lados, como eu fiz).

Sirva bem gelada.

* Obs.: A receita original desta torta é servida em uma travessa, sem a a base de bolacha. Eu fiz a base porque queria servir da maneira acima descrita, e sem a base a mistura grudaria toda no prato. Mas da outra maneira ela também é excelente (e até um pouquinho mais fácil...)

Comentários

Vica disse…
Que torta linda!
Ba disse…
Ficou bem bonita, né? Fiquei toda orgulhosa... hahaha
E apesar de ser composta basicamente por engordex, engordex e engordex, ainda acho que vale a pena cada pedacinho!!

Postagens mais visitadas deste blog

Uma fruta linda, estranha e sem gosto

Torta Gelada de Sonho de Valsa e minha primeira participação em desafios!

Crumble de banana da Téia modificado