Bavaroise de café pro niver da mamis

Nossa, faz tanto tempo que não escrevo pros blogs que nem sabia como começar. Mas não dá nada, é como andar de bicicleta, já pego o jeito.

Minha mãe fez aniversário no início do mês e, coisa não muito comum, uma festinha na casa dela. É claro que a festinha foi mais um lanchinho familiar, mas e daí? Ela nunca faz nada, era especial!

Eu queria levar alguma coisa, mas já estava bem atarefada com coisinhas da cozinha (minha mãe resolveu achar que agora faço tortas para fora, então... ando fazendo! rs) e da facul (provas, trabalhos, aimeudeusdocéu não sei mas fazer essas coisas!), então busquei na minha "pasta" de receitas (uma pasta física mesmo, não do HD... rs) algo que fosse rápido e fácil.

Encontrei esta receita, guardada há muito tempo mas nunca preparada, e decidi experimentá-la. Foi um desafio principalmente porque não bebo café (até gosto de coisinhas com leve gosto, mas vc nunca vai me ver consumindo a bebida pura) e, é claro, não sei prepará-lo.

Também não sou louca de levar para uma festa uma sobremesa que não conheço, então fiz uma travessa grande e três pequenas - para as cobaias, rs.

Não bati fotos da travessa grande, só das pequenas

Fiquei maravilhada com a facilidade do preparo e, mais tarde, com o resultado. A sobremesa é deliciosa, foi aprovada por todos os presentes e já repassei a receita algumas vezes! Agora estou planejando adaptá-la para que possa ser servida em formato de torta.

Eu já estava preparada para sair me desculpando com o autor da receita (quem quer que fosse), já que foi copiada há algum tempo quando eu não tinha o costume de manter o link da fonte, mas antes de postar resolvi fazer uma busca rápida no Grande Deus Google. E olha que engraçado... encontrei a fonte: o site do Café Pilão!

Bavaroise de café (daqui)

3 colheres (sopa) cheias de pó de café (60 gramas - não pesei, usei colheres beeem cheias);
1 xícara (chá) de água fervente;
1/2 xícara (chá) de água fria;
1 envelope de gelatina em pó sem cor e sem sabor (12 gramas);
1 lata de leite condensado;
500 gramas de creme de leite fresco batido em chantilly.

Prepare o café com a água fervente, e separadamente hidrate a gelatina na água fria por uns 2 minutinhos. Junte então a gelatina hidratada ao café quente, misturando até dissolvê-la (enquanto isso, aproveite para bater o creme de leite em chantilly).
Acrescente o leite condensado à mistura de café e misture bem.
Por último, adicione o chantilly, mexendo levemente até incorporar (sério mesmo, se vc mexer levemente não vai incorporar nunca. Eu mexi "levemente" tanto quanto minha paciência permitiu, mas chantilly é gordura e não dissolve tão facilmente assim. O finalzinho acabei batendo com um mixer de mão, e claramente não houve prejuízo no resultado final).
Coloque em uma forma e leve à geladeira por cerca de 3 horas (fiz no dia anterior).

O uso do mixer deixou bolhinhas na superfície, mas só na superfície!

Comentários

Karla disse…
Hmmmm que delícia :)
Claudia Lima disse…
Parce realmente delicioso. Adoro receitas com café!
Bjs :)
Fabi disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabiana disse…
Que bom que vc apareceu. Já li seu blog todo (e ADOREI).

Vou anotar sim essa reeita. Além de linda, ela parece bem apetitosa.

Bem-vinda de volta.

Bjos.

Postagens mais visitadas deste blog

Uma fruta linda, estranha e sem gosto

Torta Gelada de Sonho de Valsa e minha primeira participação em desafios!

Crumble de banana da Téia modificado